quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Há que acreditar na mudança



O Dilema
Não.

Não se trata do dilema de Eutífron, nem tão pouco utiliza-lo como argumento propositivo ao tema que abaixo desenvolvo.



Trata-se antes do dilema, direi, necessidade premente, de escolher entre dois tipos de Democracia imposta, actualmente, pela falência de um deles. Atentemos nos dois tipos em análise: Democracia representativa e Democracia participativa. Poderão parecer sinónimos, mas encerram, na sua concepção, filosofia e concomitantes ideologias, diferenças substanciais.

Democracia Representativa é consensualmente aceite como o exercício do poder político pelos cidadãos, através de eleições, exercido indirectamente  através de seus representantes ─   designados pelos partidos políticos ─ com mandato para os representar, em seu nome e pela autoridade por esse meio conferida, isto é, legitimados pelos resultados da consulta popular.

Democracia Participativa é hoje considerada o que poderá via a ser um modelo no exercício do poder político praticado através do debate público entre cidadãos, eleitores e eleitos, em condições iguais de participação.

Para tal podem ter acesso permanente aos seus representantes  e não apenas periodicamente, nas eleições ─ como na Democracia Representativa ─ fazendo ouvir as suas opiniões por forma institucionalizada, antes da tomada de decisões  e deliberar sobre elas.

Aplicam-se deste modo, mecanismos de controlo exercidos pela sociedade civil sobre o Governo e Administração Pública em geral, não se reduzindo o papel democrático dos cidadãos apenas ao voto expresso nas urnas, mas alargando-o, democraticamente, à esfera social, interventivamente.

Está assim assegurado o princípio democrático da participação. Ela pode assumir as mais variadas formas, todas conducentes, sempre,  à tomada democrática das decisões.



Basta efectuar uma constatação factual, intelectualmente séria ─ percorrendo a história recente ─ para concluir que a Democracia Representativa  é hoje um logro, uma falácia quanto à real representatividade que deveria possuir, refém, na maioria dos casos, das estruturas partidárias, ou seja da partidocracia. Estas, por sua vez, alimentam-se e são ferverosamente suportadas e defendidas por interesses colaterais, usualmente ligados aos domínios dos grandes interesses económico e financeiro.

Ao contrário, a Democracia Participativa confere a possibilidade de intervenção directa dos cidadãos eleitores nas tomadas de decisão e de controle do exercício do poder ou dos detentores de cargos executivos do governo.  A legitimidade das decisões políticas advém da possibilidade de discussão que, orientada pelos princípios da inclusão, do pluralismo, da igualdade participativa, da autonomia e da justiça social, conferem um reordenamento na lógica de poder político tradicional. Ou seja, os cidadãos são parte integrante do sistema e não meros espectadores, sem possibilidade de intervir institucionalmente, com voz activa, ao invés de serem obrigados a aceitar, passivamente, todas as decisões politicas emanadas pelo poder, alegadamente representativo.

Dito isto e não particularizando, deveremos atentar no que se está presentemente a desenvolver na Europa, incluindo Portugal. O despontar de novos e diferentes Movimentos e Partidos Políticos, ─ fora do espectro cromático habitual ─ são bem a prova do cansaço, desilusão e resiliência à miséria, dos cidadãos, face à persistência no flagelo corrosivo e pernicioso, dos malefícios impostos pela partidocracia vigente nas Democracias Representativas nestas últimas quase quatro décadas, com evidente degradação nas condições de vida das populações em geral.

A consciencialização dos cidadãos para este beco actual, quer pela auto-experiência das desgraças sociais, quer pelo alertar e aumento da massa crítica de alguns, conduziu-nos a uma forma de reacção política inimaginável há cinco anos atrás.

As mudanças que agora ocorrem nas democracias europeias, poderão não conduzir de imediato a grandes alterações estruturais no tecido político. Colocam todavia um travão já visível na tendência de entendimento da vontade dos cidadãos na mudança, sobretudo quanto ás politicas da dita Democracia Representativa, avulsas e de aplicação paliativa, sempre em beneficio de alguns e a desgraça de muitos.

Continuará a estar na nossa mão contribuir por forma consequente para essa mudança. Como já disse antes, entendo que a Democracia não poderá existir sem partidos. Com os partidos actuais é que não. Continuar a votar neles é garantir a continuidade do garrote da desgraça e miséria a que nos conduziram. Julgo ser desnecessário entrar em minudências…

O voto inteligente será a melhor opção, independentemente das convicções políticas de cada um. Só assim conseguiremos almejar mudanças substantivas.

José Ferreira