quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Marte e quejandos...

Por ser um amigo e ex-camarada de guerra, que muito prezo, lúcido e contundente critico dos tempos que atravessamos, transcrevo texto que ontem divulgou por mail, para familiares e amigos:


"Espero que tenham visto no último Expresso como é mentira tudo (TUDO!) o que disseram, por várias fontes, sobre Marte e a sua aproximação da Terra, a data, enfim… Portanto, nem olhem para o céu, que não vale a pena. Ou, melhor, olhem para o céu, que vale sempre a pena, mas não para verem os efeitos espectaculares de Marte que, um deles, não cabia na minha cabeça: a aproximação tão grande que seria visto como uma segunda Lua. A sê-lo, estaríamos agora, nós, no céu, como pequenos grãos de merda cósmica a gravitar à volta do Sol. A Internet está a tornar-se, em vez do contrário, um sítio de ignorantes, de estúpidos, de medíocres, dessa corja toda. Quase tudo o que recebo é mau: desde avisos de perigo imediato por qualquer coisa até à CocaCola que dissolve os dentes (experimentem pô-los em vinagre ou em limão, tão naturais, e vejam o que também lhes acontece – temos ácido clorídrico no nosso estômago, caramba!), passando por Marte a passar nos nossos cabelos ou por outras porcarias feitas em PowerPoint cheias de rodriguinhos, de toscos e despropositados efeitos especiais, cheias de nada. Tudo tem de ser visual, tudo tem de ter efeitos, ser bonitinho. Pois eu, que sou directo, digo PORRA! Tenham um bom dia 27, sem Marte a fazer cócegas. Olhem para o ar e, como eu, aqui na aldeia, vejam a Via Láctea, nossa galáxia a enlaçar-nos como pode, sem efeitos nem mijocas, ali, toda dolente e lúbrica, nossa mãe e amante."

Manuel Galo Faria


2 comentários:

  1. Adorei, só podia ter por nome Faria, valeu ter lido cada palavra, mas não quero opiniar sobre um assunto que não tenho domínio sobre,contudo entendo seu amigo.
    Esclarecendo, meus avós paternos eram portugueses, minha avó Ana Ribeiro de Faria, meu avô Joaquim Gonçalves é o pouco que sei. Daí o só podia ser Faria.

    Beijos

    Renata Vasconcellos.

    ResponderEliminar
  2. Como te invejo, moro em um lugar bonito mas um tantinho maltratado, agora estamos a arborizar e plantar flores, sinto uma felicidade enorme quando aparecem as novas folhas, uso água do meu poço e não me importo, contudo entristece-me ver que tudo seria infinitamente melhor se todos me seguissem, mas nada.

    Beijos meu adorável amigo.

    Renata Vasconcellos

    ResponderEliminar