terça-feira, 20 de outubro de 2009

RETRIBUIÇÕES E RECONHECIMENTOS DEVIDOS


Não se trata de uma mera troca de galhardetes, nem tão pouco de um pungente lamento, estulto ou lamechas.

Será mais o retrato de um homem, a preto e branco,(neste caso a azul e preto) endereçado aos seus amigos.

Trata-se, afinal, de reconhecer o mérito de uma porção de indivíduos, de ambos os sexos, devo dize-lo, que decisivamente têm sido os responsáveis pela minha libertação ao ostracismo que a mim próprio havia imposto, refugiando-me, faz largos meses, em mutismo conventual, quase inexpugnável.

A tal ponto esta atitude, meramente existencial, convictamente assumida por mágoa, cansaço e frustração na relação com as pessoas, sobretudo as mais próximas, que hoje reconheço, com lucidez, ter resultado em magoar muita gente, incluindo os meus descendentes, que adoro, e foram, igualmente, vitimas de tal procedimento.

Foi, possivelmente, uma atitude mais penitente e auto-flageladora, do que friamente calculada com o fito de directa ou indirectamente, punir fosse quem fosse. Tratou-se portanto de uma decisão tomada e assumida, resultante de factores causais exteriores, que foram sendo cumulativamente, assimilados de forma endógena.

Por necessidade intelectual, por um lado e afectiva, por outro, antes de uma explosão eminente, decidi iniciar recentemente, uma experiência de reaproximação ao Mundo Vivo, às Pessoas, quer pessoalmente, quer através dos meios virtuais que se me eram oferecidos.

Inicialmente titubeante, foi-se-me apurando o gosto de perdoar, dialogar, comentar e replicar, assumir e aceitar assimetrias e, sobretudo, disponibilizar a minha imagem própria, a que penso ser real, de peito aberto, sem rodeios, subtilezas ou malogros calculados, conducentes a falaciosas interpretações.

Talvez inadvertidamente, terei, neste curto percurso, susceptibilizado alguns. Que me desculpem os atingidos, se foi esse o caso. Por vezes, ser desabridamente espontâneo, incorpora esse risco e concomitantes inconvenientes.

Assim, sinto-me no dever de exaltar, sem preconceitos, alguns dos principais obreiros de tal mutação, começando pelo Jaime Latino Ferreira, pela sua inultrapassável qualidade expressiva quer como prosador quer como versejador, quase sempre abordando conteúdos provocatórios, mordazes, satíricos por vezes, à Manuela Baptista, pela sua azougada, densa e sempre bem humorada escrita, (por vezes timburtiana) à terna e errante presença da Renata Vasconcelos, no campo da blogosfera.

No campo do relacionamento pessoal ou através de email, o calor humano da Vera Vilhena e Nanã Sousa Dias, da Manuela Marques, da Lina do Luis da Joana e do João Completo, da Fernanda Mesquita e do Tó, do Zé Manuel Cardoso, do Hermínio Caetano, do Bernard De Coster, do Jean Perrot, da Anouska Bagarre e ainda dos meus ex-camaradas de armas, Antero Bento, António Patrão, Florentino Vilhena,Galo Faria, João Pires, João Martins, Luciano Simões, Manel Cunha e Zé Pinheiro.

No campo familiar, mencionarei com regozijo os meus seguidores pertinazes e críticos impiedosos, os filhotes, Joana, Miguel e Rita, que não obstante não se expressarem por escrito, o fazem copiosamente, em termos orais.

Na Natureza que diariamente me envolve, direi que os meus três cães, Terry, Snow e Reguila, bem como as águias de asa redonda, gralhas, corvos,gaivotas e melros, milhareiros, perdizes e codornizes, pintassilgos e pardais, raposas, texugos coelhos e toda a restante fauna que por aqui pulula, à qual também devo alguma da minha paz interior, pelo menos contemplativa.

Finalizo reiterando as minhas desculpas às(aos) muitas(os) mais que omito e seriam, certamente, merecedoras(es) de aqui serem mencionadas(os).

Obrigado a todas(os)!

4 comentários:

  1. ZÉZINHO


    Huauh!!!

    Para troca de galhardetes, não está nada mau ...

    Se de alguma maneira contribui, modesta seguramente, para te reconciliares com o mundo dos vivos podes crer que por hoje já ganhei o dia!

    Um grande abraço, feliz e reconhecido


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 21 de Outubro de 2009

    ResponderEliminar


  2. chego tarde mas cá estou!

    Desde ontem que o nosso router tinha pifado e só após uma ligação precária tivemos internet.

    Tivemos, é força de expressão!
    Teve o Jaime, porque eu entre diálogos hilarientes com a Zon e os pobres jovens que habitam o call center ganhando, na melhor das hipóteses, €500, os tachos, a gata e a ginástica, ainda não consegui responder a todos estes amigos que andam por aqui...

    Gostei das suas palavras e fico contente por ter largado a sua pele de urso!

    Cá estou pronta para uma boa discussão e intrigada com a ausência da nossa amiga Alegria que não falhava o café da manhã e o chá da meia noite!
    Talvez também esteja em diálogos com a Zon...

    Um grande abraço

    Manuela Baptista

    PS então e os outros meninos não comentam?
    Bora lá!!!

    ResponderEliminar

  3. Quero expressar-te votos muito sinceros, que continues com o teu blog. Está muito BOM. Certamente, é algo que te dá um enorme gozo fazer, dando assim continuidade á bela prosa que apresentas dos teus emails.

    PARABÉNS

    Um abraço

    Antero Bento

    ResponderEliminar
  4. Querido amigo!
    Há muito que não corria os blogues que tenho guardados nos "favoritos" (que já vão sendo muitos, graças a deus...), pois entre concertos, escritas, leituras, problemas prácticos, ausências, neuras e preguiças...o tempo passou. E venho encontrar este teu texto desarmante! Espero SINCERAMENTE que tenhas despido, de uma vez por todas, a tua pele de urso e que estejas outra vez aberto para os amigos, a família e o mundo. Afinal, e perdoa-me o cliché, a vida passa num instante ou dois e nós, os teus "seguidores", para o bem e para o mal, estamos aqui! Um abraço enorme,
    Vera

    ResponderEliminar