sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Should Obama won the Nobel Peace Prize?

Por considerar oportuna, pertinente e lícita a dúvida formulada, passo, a propósito, um excerto de E.J. Dionne hoje publicado no site do The Washington Post, titulado: "A double-edged prize"
Comentem
Please be free to comment

Quote

I truly hate to say this, but I wish the Nobel Committee had held off on giving President Obama the Nobel Peace Prize. Of course I am happy Obama has improved our country’s standing in the world and I do believe his approach to other nations is a big improvement on the eight years that came before him. That’s clearly the message the Nobel Committee was sending.

But our domestic politics are so rancid that I can imagine Obama’s foes using this against him, not only by emphasizing that he still has much to get done but also by trying to argue -- remember John McCain’s “He’s the biggest celebrity in the world” ads? – that we should be suspicious of Obama precisely because he is so popular overseas.

If some of Obama’s critics could cheer Chicago losing the Olympics, we know what they will do with this. Who’d have thought that the administration would have to do a strange version of damage control on what should be a happy moment for the president? (By the way, Obama was smart to say: “I do not feel that I deserve to be in the company of so many of the transformative figures who've been honored by this prize.”) But maybe I’m being too gloomy, and I would love to be talked out of this view. What do you think?

Unquote

Foto: Reuters

11 comentários:

  1. Bom dia.

    Já pensou se o NOBEL fosse dado a Osama Bin Laden?
    Ai, ai, eu e meu humor negro pela manhã, vou postar isso no blogue do Jaime(risos), mas pensando melhor deixa ele quieto, as pessoas estão transformando o mundo e mudando conceitos e acaba dando nisso.

    Beijossssssssssss Zé Ferreira.

    Renata

    ResponderEliminar
  2. JOSÉ FERREIRA


    Caríssimo,

    Passando paulatina e desportivamente por cima das provocaçõezitas que só nos assentam bem, a ti e a mim, lá fui à tua página como me pedias e registo-a ...!

    Fosse ou não fosse, estaria sempre obrigado a escrever aqui, no meu blogue e em primeira página o que ontem à noite logo na caixa de comentários que a precede, entre amigos, ensaiei.

    E aqui está ... vai ver!

    Aqui está na sua forma definitiva e feito com todo o agrado ...

    Calcula que ontem, a sexta-feira é para mim, tal como a segunda-feira, um dia sempre muito complicado, só à hora dos telejornais da noite me dei conta desta tão oportuna e preventiva, diria ainda, atribuição do Nobel.

    Ensaiei à noite e aqui, no meu blogue, fica para a posteridade o registo impressivo que no simbolismo que encerra tem, como o escrevo em título, um alcance incalculável ...

    Nos dias que correm deixou, talvez, de se dar a importância que tem o simbolismo dos gestos, tanto mais quanto públicos (!) que, por esta via, talvez venham a ser recolocados no lugar soberano do qual, por vezes, na voracidade dos tempos, parecem ter sido apeados ...!

    Nesse simbolismo se faz não a politiquice mas a Política em toda a Sua nobreza e abrangência também!

    Hélàs!

    Grande Abraço


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 10 de Outubro de 2009

    ResponderEliminar
  3. RENATA VASCONCELLOS


    Querida Alegria,

    Então deixou-me ficar quieto!?

    Já sabe com o que é que conta mas isso não A impede de vir agitar o meu cantinho!!!

    Eu preferia comentar assim:

    As pessoas estão transformando o mundo e também pelo enriquecimento dos conceitos ...!

    Na certeza de que o Zé não se importa de que entabole diálogo directamente Consigo, aceite um beijinho, Sua marota


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 10 de Outubro de 2009

    ResponderEliminar
  4. Boa Noite, meu lindo Amigo.

    Estou rindo aqui das minhas bobagens, mas vim aqui para te dar boa noite. E que bom tê-lo ao meu lado.

    Beijos e talvez volte ainda mais uma vez e te darei novamente meu beijo de boa noite.

    P.S - E nem ligo para o que falam (risos)

    Renata

    ResponderEliminar
  5. Bom dia.

    Aqui são 01:00 da madrugada, calor mas nem sinto para falar a verdade. Bom domingo meu amigo.

    Renata

    ResponderEliminar
  6. Para ti.

    Serenata

    Uma noite de lua pálida e gerânios
    ele viria com boca e mão incríveis
    tocar flauta no jardim.

    Estou no começo do meu desespero
    e só vejo dois caminhos:
    ou viro doida ou santa.

    Eu que rejeito e exprobro
    o que não for natural como sangue e veias
    descubro que estou chorando todo dia,
    os cabelos entristecidos,
    a pele assaltada de indecisão.

    Quando ele vier, porque é certo que ele vem,
    de que modo vou chegar ao balcão sem juventude?
    A lua, os gerânios e ele serão os mesmos
    só a mulher entre as coisas envelhece.

    De que modo vou abrir a janela, se não for doida?
    Como a fecharei, se não for santa?

    (Adélia Prado)

    ResponderEliminar
  7. JOSÉ FERREIRA


    Querido Amigo,

    Importas-te de me esclarecer do porquê do nome Zebracial deste teu blogue?

    Já agora e uma vez que me parece não ser mau ( força de expressão! ) o teu inglês:

    Queres dar uma saltada ao meu blogue e pronunciares-te sobre o que nele escrevi em última página, a saber, Upside Down!?

    Grato te ficaria, um grande Abraço


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 14 de Outubro de 2009

    ResponderEliminar
  8. JOSÉ FERREIRA


    Caríssimo,

    Cito da caixa de comentários do meu blogue with no further comments:

    Apenas hoje, dia 15, me atrevi a pegar no dicionário, perdendo, no entanto e como já o temia, nesse exercício, a visão de conjunto ...

    É danado o nosso, porque não dizê-lo (!?), Shakespeare!!!

    Mas tu não o és menos, convenhamos, embora tenha de admitir que o pespegaste aqui, conforme o escreves, antes de seguires o pedido, a asserção que no teu blogue te fazia ...!

    A tua reacção teve, deste modo, um carácter muito mais espontâneo e verdadeiro.

    Terás, porventura, uma tradução fidedigna da citação poética, julgo que o poderei dizer sem abuso (!?), que me dedicaste?

    Ou será que quando me escreves, enjoy, with no further comments (...), estavas já a contemplar a recusa dessa e não de outra qualquer achega!?

    Aguardo reacção, pacientemente.

    Um Abraço


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 15 de Outubro de 2009

    ResponderEliminar
  9. JOSÉ FERREIRA


    Caríssimo,

    Cito, uma vez mais, da caixa de comentários do meu blogue:

    Antecipo-me e corrige-me:

    Se entendi bem e resumindo, o melhor elogio reside no que se escreva e não no que se escreva a propósito do que foi escrito!

    Em todo o caso, descansa, porque não me subiria à cabeça ...

    Tenho disso um longo e exaustivo treino!

    Uma vez mais, muito obrigado e com um fortíssimo abraço


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 15 de Outubro de 2009

    ResponderEliminar
  10. Um Prémio da Paz, para um futuro, que se quer breve...que provoque no Obama uma reflexão, antes de decidir.
    Marisa

    ResponderEliminar
  11. Olá Zé
    Obrigado por teres ido ao meu blog comentar Saramago/Melícias. Não sei se voltas ao blog para ler a resposta, por isso vim aqui escrever.
    Partilho do descontentamento que grassa no nosso país. Recuando a 74, fui uma das pessoas que se entusiasmou muito com o que aconteceu, pensando em políticas mais justas e numa sociedade mais faterna e mais solidária. Gradualmente fui perdendo essas ideias e hoje o meu cepticismo é total!..
    Um grande abraço,
    Marisa

    ResponderEliminar