segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Português ou Ibérico?



Vão fazer amanhã, dia 1 de Dezembro de 2009, 369 anos que nos livramos da monarquia Filipina.

As perguntas que me ocorrem, olhando, restrospectivamente a História, são:

• Será que valeu a pena?
• Estaríamos hoje, melhor se fossemos um só país, a Ibéria?
• Para além do dialecto, português, entre outros, qual seria a língua oficial?
• Já teríamos TVG até Lisboa e Porto?
• Onde se situaria a Assembleia da República?
• Teria D. Juan Carlos mais direitos dinásticos que D. Duarte?
• Teríamos, em futebol, um Real Lisboa e um Real Madrid?
• Teríamos um salário mínimo mais elevado, igual ao deles, actualmente?
• Seríamos mais fortes como pais?
• Teremos, com a revolução de 1640 desperdiçado uma oportunidade de sermos, hoje,maiores e mais importantes?


Sinceramente, por muito orgulho que tenha em ser português, muito difícil se torna responder às questões acima formuladas.


Eu por mim vou instigando os meus filhos a aprender espanhol, mais do que francês.
Será, pragmaticamente, uma decisão acertada, julgo.

10 comentários:

  1. JOSÉ FERREIRA


    Ai, ai ( cai-me o caro e tudo!)!

    Diz-me o que sei que não adianta especular sobre o que poderia ter sido e não foi já que, como muito bem o conclues, se torna muito difícil, impossível diria eu nas assincronidades que manifestamos (!), responder às perguntas que tu proprio formulas.

    Se queres que te diga, a história do dialecto que o português teria sido é aquela que verdadeiramente me provoca atrito e comichão!

    Abraços


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 30 de Novembro de 2009

    ResponderEliminar
  2. Ai, Não!

    Jamais de la vie! ( eu ainda aprendi Francês)
    Tenha lá paciência!

    Então eu, que todos os anos pela Páscoa, encontro a passear por aqui, a Infanta Margarida, irmã do rei e conversamos um bocadinho e ela diz que nós, "portugueses não sabemos a sorte que temos em viver em Portugal" passava-me agora para Espanha!
    Ela sabe do que fala, pois já deve andar pelos 70 anos a aturar o irmão...

    E prestar vassalagem ao Juan Carlos, que muito capaz era de me dizer: "Porque no te callas?". E a seguir aturar a Letizia, mais a sua magreza? Não, pelo menos a Maria Cavaco Silva gosta de comer.

    Já para não falar na língua, os espanhóis não percebem nada do que dizemos e falam alto para caramba.
    Recuso-me a abrir as ventanillas e a dizer-lhes Hola! em vez de Olá!
    Os Espanhóis não sabem lidar com os Bascos nem com os Catalães como é que iam integrar-nos?

    Além disso sou Europeísta, quiçá Mundialista.

    De qualquer jeito e para não o desapontar, arranjo uma solução melhor: integramos a Espanha em Portugal e damos a independência às Canárias.

    ...

    Falando ainda mais sério,

    foi bom ter levantado essas questões, porque só prova que os portugueses, sabem pensar tão bem como os espanhóis.

    um abraço luso

    Manuela Baptista

    ResponderEliminar
  3. Hã mulher lusa, tal Padeira D'Aljubarrota!

    Boa. Gostei desse sentido de humor.

    Afinal, temos de agradecer ao D. Afonso Henriques ter-se chateado com mãe, bem como agradecer, igualmente o João Pinto Ribeiro, aos revoltosos do Porto e aos de Évora que possibilitaram o 1º Dezembro de 1640!

    Se assim não tivesse sido, inda hoje castellano hablariamos!

    De qualquer forma...
    Não obstante o mercado imobiliário estar de rastos, quer cá como lá, eles, hermanos, estão a comprar o máximo de terrenos que podem na fronteira.

    A justificação é simples. ( e velha)

    Como nos estamos a afundar, esses terrenos serão em breve valorizados, pois passarão a ter vista de mar!

    Um abraço,

    José Ferreira

    ResponderEliminar
  4. Amigos Jaime, Manuela e leitores,

    Só para vos dizer que após quase uma hora a comentar os vossos trabalhos e a responder no meu próprio blogue, não sei porque carga de água, nada consegui inserir.

    Em respeito aos meus olhos, já cansados, vou sair por agora.

    Abraços,

    José Ferreira

    ResponderEliminar
  5. Olá José,
    Gostei das questões levantadas e adorei o comentário da Manuela, que subscrevo, principalmente no senso de humor!
    Continuem a escrever e a comentar, pois é um prazer visitar este blog.
    Um abraço
    Puri

    ResponderEliminar
  6. Puri

    Com tintas e com pincéis, também aqui deste lado

    obrigada pela subscrição!

    Um abraço

    Manuela Baptista

    ResponderEliminar
  7. PURI


    Baji Puri é um prato indiano delicioso que minha mulher, a Manuela Baptista, confecciona divinalmente!

    Um Abraço


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 2 de Dezembro de 2009

    ResponderEliminar


  8. espero que não tenha ficado mesmo doente, ainda por cima sentimo-nos responsáveis, pois foi graças aos comentários que nos estava a dedicar...

    Ponha-se bom!

    um abraço

    Manuela Baptista

    ResponderEliminar
  9. JOSÉ FERREIRA


    Meu Caro,

    Aí vem o europeu que por assim se considerar, também se considera ibérico!

    Exactamente ...

    Assim sim, não há nada como o poder central se situar lá para o centro da Europa para que, finalmente, as especulações sobre as vantagens e inconvenientes de uma união política com Espanha deixarem de fazer sentido, assim, ao menos, os irrequietos lusos sempre têm voz no seio desse poder, coisa que não acontece com este grau de autonomia, por exemplo, com os catalães, e para que possamos, ostensivamente, agora sim, bradar as virtudes do iberismo!

    Ó meu querido iberista, por onde andas tu que não me vens desinquietar no meu blogue!?

    Se não estás bem, recupera já que nos andas a fazer falta!!!

    Abraços


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 3 de Dezembro de 2009

    ResponderEliminar
  10. José,
    Também eu desejo que se recomponha rápido rápido ...
    precisamos de si por aqui e por lá, seja onde for (!)
    precisamos de o ter por perto!!

    beijinhos e um abraço !!

    Eu por mim prefiro o venezuelano Gustavo Dudamel no que também já tem de Ibérico e com Ele elego-a a Ela à MÚSICA (!!)

    Dulce

    ResponderEliminar