domingo, 17 de janeiro de 2010

Disfarçar a emoção, ou não, eis a questão




Hoje de tarde assisti a uma reportagem da CNN, das muitas que esta estação tem efectuado sobre o Haiti, com um batalhão imenso de repórteres, destacados para o teatro de operações.

Consegui apanhar o nome do repórter Ivan Watson que em directo para os estúdios, com ar consternado, narrava a sua experiência vivida ontem, de uma vítima, entalada entre os escombros, conseguira ainda viva, enviar a um dos seus familiares, que de acordo com esse familiar, dizia:

"Please do your best, do not let me die!"

O repórter, continuou, dizendo que aquela vítima, por impossibilidade atempada de auxilio, havia perecido e sido enterrada hoje, após resgate, passando a emissão para os estúdios, para a colega (da qual não consegui apanhar o nome)

Até aqui, para mim foi mais uma reportagem de um repórter no terreno, empenhado em narrar mais um dos inúmeros casos que ocorreram e continuam, infelizmente a ocorrer naquele flagelado país.

O que sinceramente me emocionou, foi a impossibilidade da pivot, no estúdio, ser incapaz de dizer mais do que:

hã, ok Ivan...

...em voz completamente embargada pela emoção, em frente da câmara, no estúdio, sendo perfeitamente visível as lágrimas que à face lhe afloraram, emissão que rapidamente foi desviada para outro plano, evitando, obviamente, o prolongar de uma situação pungente, inultrapassável, para a pivot.

Provavelmente este episódio, demonstrando forte emoção, chorando em frente da câmara, em termos de jornalismo poderá não ser o mais profissionalmente correcto.


Para mim se-lo-á certamente, mesmo que os manuais digam o contrário

Foto do New York Times

5 comentários:

  1. JOSÉ FERREIRA


    Meu Caro,

    Não vi a reportagem a que te referes nesta tua peça mas, por mim, sou tentado a partilhar que a emoção também se reporta ...

    A emoção, por vezes, faz mais do que mil imagens e não deixa de ser registo jornalístico!

    Um Abraço


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 17 de Janeiro de 2010

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pele comentário tao produtivo..
    Conhece o exemplo de vida da Yumi Faraci ? Da uma olhada no que escrevi a respeito e comenta por favor.. Vale realmente a pena pensar sobre! http://tinyurl.com/y99nan3

    ResponderEliminar
  3. Amigo, só passei aqui de corrida para agradecer sua visita. Deixei resposta em meu blog.
    Obrigada, um abraço

    ResponderEliminar
  4. Passando para desejar um bom dia,com emoção!


    Eita!



    Beijoquinhas

    ResponderEliminar
  5. Eita!

    Não tenho muita gente me dando os bons dias tão cedo não!

    Já algo atrasado, bons dias todos os dias poara ti minha Amiga!

    José

    ResponderEliminar