segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O Miguel, O Kafka e eu




Este fim de semana o Miguel , filhote de 15 anos a fazer 16 não tarda, meu único filho do meu segundo casamento, esteve cá em casa (bem como as filhotas Joana e Rita)
Nada de especial a não ser, ele Miguel, ter-me revelado estar a ler a Metamorfose do Kafka, para espanto meu, com agradável entusiasmo.
Exultei, pois com a idade dele, recordo-me de ler tudo o que me passava pelas mãos, tendo, com essa idade, lido, entre outros, Aquilino Ribeiro, com o dicionário ao lado, pois a dimensão do meu vocabulário, nessa altura, a tal não se conseguia acometer! (nesse tempo Kafka ainda não tinha sido editado entre nós)
Jubilando e para além de lhe o demonstrar, aproveitei para o incitar a manter  tal gosto pela leitura - como fundamental - lendo e lendo sempre, pois quem gosta de Kafka, por certo gostará de ler outros autores, diferentes, expondo ideias e conceitos que nos levem, de melhor forma, a entender o Mundo que nos rodeia, as Pessoas.


Eu, se ainda por cá estiver, me predispus a, modestamente, o aconselhar ler o que ainda hoje considero, essencial ler. Sobretudo, se aconselhe com quem bem mais sabe do que eu, que só sei que nada sei.
Por agora, regozijo-me e congratulo-me  que ele se mantenha, na Metamorfose, com o Kafka.
Num futuro mediato, espero  que ele consiga ser dominado pelo desejo de ler de que eu  fui possuído com a idade dele, reiteradamente, pelos anos fora, agora mais parcimoniosamente, por contrangimentos visuais.

6 comentários:

  1. JOSÉ FERREIRA


    Meu Caro,

    Ora aí tens, estás a ver como a realidade se metamorfoseia ...!?

    Abraços


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 11 de Janeiro de 2010

    ResponderEliminar
  2. José,

    também o meu filho Lucas(16 anos)está lendo e lendo! Ele que não gostava de ler agora pede que eu compre livros!
    Eu que desde pequenininha(ainda não cresci!rsrs)lia tudo e só vivia com um livro ( e não com uma boneca!)fico muito feliz!

    E feliz com sua visita também!Obrigada!

    E todas as vezes que venho aqui,quero te roubar uma tela...


    rsrss


    Obrigada pelo carinho,


    Linda Simões

    ResponderEliminar
  3. Linda,

    Não precisas roubar.
    Tira só a tela que te apetecer. Isso me daria muito prazer.

    Podes escolher aqui, ou no meu outro blogue www.somethingformypleasure.blogspot.com onde a escolha é mais alargada.

    Pinto por gozo e sobretudo para partilhar, com os amigos.

    Se quando publicares, colocares o meu nome em baixo, agradeço, se não o fizeres não tem problema, também.

    Como costumo dizer a vocês meus amigos, disponham de mim, eu já sou rico só por ter a oportunidade de vos ter como tal!

    Um beijão grande,

    José

    ResponderEliminar
  4. José,
    Oi!
    Linda,
    Olá!

    Estou brincando é o que é...e com as palavras!!!

    Quanto à leitura é um "desafio" que me impus o de fazer com que a Catarina lá em casa leia cada vez mais...!!!
    Vamos a ver qual será o resultado, por ora ainda não desisti...e que desafio é!! É muito boa aluna, mas quando vamos às compras opta (quase) sempre por livros com menos páginas..., é um critério que me deixa brrrrrrr... a pensar?!!!

    Beijinhos!
    dulce

    ResponderEliminar
  5. Olá pais galinhas!!

    eu leio tudo! até folhas de jornal caídas no chão...

    O meu sobrinho Zaca de 15 anos, apenas lê o que faz parte do programa do 10º ano. É um critério ainda pior do que o dos livros magrinhos...

    Os estímulos são imensos e a leitura fica para trás...
    Mau, mesmo mau é quando falam mal e não sabem expressar um pensamento, mas quando há professores que dizem "prontos" em fez de pronto!

    abraços

    Manuela

    ResponderEliminar
  6. José...Manuela...
    Também conheço assim um professor "prontos", eh eh, e outras pessoas...!!
    Pronto!

    Beijinhos...!!

    Que me tenho de ir à história....de encantar e de muita magia...e lá vou euuuuuuuuu.....

    ResponderEliminar